CANDIDATA DO POVO

LUISETE MACEDO ARAÚJO

ENTREVISTA DE: Jornal TERRA ANGOLANA
'A MULHER CERTA NA HORA CERTA COM O DISCURSO CERTO'


1. TA - Quem é Luisete Macedo de Sousa Araújo?
LMA – É casada, natural de Luanda, tem 48 anos de idade, cristã convicta há 24 anos, mulher de cultura, jornalista e finalista do bacharel de teologia pela escola superior de teologia da África Ocidental. Filha de: Francisco Henriques de Macedo, natural de Malanje e de: Fátima da Natividade Benge, natural de Maquela do Zombo – Província do Uige. Neta materna de: António Pedro Benge – Natural de Cabinda, preso político no então processo 50.

2. TA - Sr.a Luisete Macedo Araújo é Pré-candidata a eleição presidencial. Se for eleita Presidente da República por onde começa a mudança?
LMA – Pela reforma da economia e sistemas políticos. Criar de imediato uma infra-estrutura básica de combate à fome, miséria e pobreza, como: orfanatos, lares de terceira idade, escolas de artes e ofícios, abrigo e tratamento para os doentes mentais e acabar com o alto índice de mortalidade infantil.

3. TA - Angola e os angolanos podem contar com Luisete M Araújo na solução dos seus problemas elementares como água, saúde, educação e comunicações?
LMA – Sim. Há quem diga que sou a candidata do povo, apenas digo: os angolanos clamam pela resolução destes problemas que considero serem a base para uma vida digna.

4. TA - O que há de mais sagrado a defender nesta sua corrida à cidade Alta?
LMA – A importância do amor ao próximo. O governante deve antes de tudo, desejar para o seu próximo, o bem que para si mesmo deseja. Que os corações duros como o diamante se transformem em corações de amor.

5. TA - Qual é a sua visão política, económica e social sobre Angola?
LMA – Após um longo período de conflito armado alcançamos a paz em 2002, mas volvidos cinco anos, estamos ainda distantes de alcançarmos a paz social. Apesar de sermos o segundo maior produtor de petróleo a nível da África Sub-shariana não se consegue fazer com que o cidadão usufrua deste derivado de forma normal. Ainda nos debatemos com altos índices de desemprego e pobreza extrema. Angola é considerada como um dos países com a maior taxa de crescimento económico no mundo. Apesar da tão anunciada valorização do kwanza, a grande realidade é que ela não teve nenhum impacto positivo no quotidiano do cidadão. Defendo que a estratégia económica deve funcionar para defender a nossa estrutura básica de economia.

6. TA - A ser Presidente da República será igualmente a comandante em Chefe das FAA. Que exército quer para Angola e que políticas de segurança?
LMA – Um exército forte que defenda os interesses de Angola; pressupõe termos que vigiar as nossas fronteiras com rigor, disciplina e com toda tecnologia informática; com capacidade de responder às crises humanitárias e aos desafios da manutenção da paz e de estabilidade na região. As políticas de segurança, funcionarão se investirmos na paz para termos resultados compensadores no presente e futuro de Angola.

7. TA - A nível estratégico que relações manterá com os países africanos vizinhos e com o resto do mundo?
LMA – Relações de amizade, cooperação e de interesse mútuo. O fim da guerra trouxe oportunidades históricas assim como desafios históricos para os angolanos e a comunidade internacional.

8. TA - Voltando para questões domésticas que balanço faz dos 30 anos de independência...
LMA – Para a maioria dos angolanos tem sido uma vida de muito sofrimento a cada dia. Sem emprego, hospitais, habitação, número de estabelecimentos de ensino insuficientes, um sem fim de carências.

9. TA - Qual é a percepção que tem dos políticos angolanos?
LMA – Existe uma apatia e falta de união e o povo sofre com isso – uma vez que são defensores do povo deveriam estar unidos para a resolução dos problemas do povo, creio que esta união ainda pode e deve acontecer nestas eleições legislativas e presidenciais.

10. TA - Queira por favor deixar uma mensagem para os angolanos...
LMA – Devem apostar na mudança, registarem-se, estarem atentos às propostas dos partidos políticos e candidatos presidenciais. Devem sempre ter em conta a manutenção e construção da paz, a reconciliação e a reconstrução nacional. ‘VOTAR - Devemos fazê-lo com um sorriso nos lábios esta é a primeira vitória, votarmos’. Deus abençoe Angola.

TA. OBRIGADO.

2 comentários:

ikono disse...

boas,
como se pode contactar a Sra Luisete? Email? Aqui pelo blog?

luisetes7 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.